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Como montar um calendário de conteúdo para médicos

Atualizado: 21 de mar.

Você é um médico e quer fortalecer sua presença nas redes sociais? Ótimo! Ter uma presença online sólida pode ajudar a construir confiança com seus pacientes e aprimorar sua reputação.


Mas, por onde começar? Vamos trazer algumas dicas sobre calendário de conteúdo para médicos.


Por que ter um calendário de conteúdo?


É essencial para profissionais médicos contar com um calendário de conteúdo para redes sociais. E não tem mistério nisso. É um documento que você pode montar em uma planilha para organizar e planejar as postagens em diversos canais, incluindo blogs, redes sociais e campanhas de e-mail marketing. Aqui usamos o Google docs, assim fica tudo disponível online.


Ao direcionar especificamente para as redes sociais, é importante considerar a frequência de postagens, os melhores horários e os interesses do público-alvo.


Portanto, para médicos que buscam otimizar sua presença online, investir em um calendário editorial bem estruturado é fundamental para melhorar o desempenho e a visibilidade nos mecanismos de busca como o Google.


Planeje com antecedência


Um calendário de conteúdo para médicos é inútil se você não se antecipar. Planeje suas postagens com semanas de antecedência. Isso permite que você mantenha a consistência e evite correrias de última hora. Na nossa equipe construímos o conteúdo mensalmente.


Programar postagens com antecedência nas redes sociais oferece diversos benefícios, incluindo:


  • Consistência: Garante uma presença online regular e previsível, mantendo seus seguidores envolvidos.

  • Economia de tempo: Permite criar conteúdo quando for mais conveniente e agendar para publicação futura, economizando tempo diário.

  • Otimização do horário: Ajuda a alcançar o público-alvo no momento mais propício, mesmo se for fora do horário de trabalho.

  • Maior engajamento: Planejamento antecipado possibilita a criação de conteúdo mais relevante.

  • Redução de estresse: Evita correrias de última hora e contribui para um ambiente de trabalho mais tranquilo.

  • Foco em análises: Libera tempo para analisar métricas e ajustar sua estratégia com base nos resultados.

  • Cobertura de eventos: Permite que você mantenha a atividade nas redes sociais durante ausências, como férias ou feriados.


Conheça sua audiência


Como já falamos em outras situações, antes de começar a criar conteúdo, é essencial entender quem são seus seguidores. São pacientes em potencial? Profissionais de saúde? Familiares de pacientes? Isso influenciará o tipo de conteúdo que você deve compartilhar.


Por exemplo, se sua audiência são pacientes em busca de informações de saúde, você pode criar postagens sobre prevenção, dicas de bem-estar e histórias de sucesso.


Não é necessário estar em todas as redes sociais. Escolha plataformas que façam sentido para seu público. Por exemplo, o Instagram é ótimo para compartilhar imagens e dicas visuais, enquanto o LinkedIn pode ser mais apropriado para conteúdo voltado para profissionais da área médica.



Pessoa planejando conteúdo para rede social de médico
Planejamento de conteúdo

Quer ter mais pacientes com marketing médico? Clique aqui e converse com a nossa equipe.


Antes de construir calendário de conteúdo para médicos defina metas claras


O que você espera alcançar com suas redes sociais? Mais pacientes? Educação sobre saúde? Construção de reputação? Defina metas específicas, como aumentar o número de seguidores em 20% em seis meses, ou compartilhar um novo artigo uma vez por semana.


Mantenha o conteúdo variado. Poste artigos informativos, histórias de pacientes, vídeos explicativos, dicas rápidas, eventos de conscientização e até mesmo bastidores do seu dia a dia. A variedade manterá seu público envolvido.



Confira o trecho de uma de nossas lives sobre os principais conteúdos para médicos.



Avalie o que já deu certo antes de iniciar o processo


Evitar a repetição de temas que não alcançaram sucesso é fundamental para médicos que desejam obter resultados positivos em suas estratégias de marketing digital. Embora desejemos que cada postagem alcance excelentes resultados, isso nem sempre é garantido.


Uma parâmetro importante é analisar o desempenho de cada publicação, identificando quais temas não conseguiram envolver o público-alvo. Essa análise permite focar em conteúdos mais relevantes e atrativos para os seguidores, maximizando o impacto das postagens.


No Instagram, por exemplo, você tem acesso ao que deu mais certo acessando os insights pelo botão "Painel Profissional", que você encontra representado na imagem abaixo.


Confira os detalhes da sua conta no Painel Profissional.


Abrindo esta categoria, você pode analisar as publicações com mais engajamento, mais curtidas e comentários. Em marketing digital time que está ganhando não se altera, procure entender quais assuntos trouxeram mais engajamento e performaram melhor, busque então trazer alguma variação destes conteúdos.


Aproveite as Datas Especiais no calendário de marketing


Uma ótima maneira de engajar seu público nas redes sociais da área médica é aproveitar as datas comemorativas. Por exemplo, o Dia Nacional do Diabetes, em 26 de junho, pode ser uma oportunidade para compartilhar informações valiosas sobre prevenção e cuidados.


Evite apenas postagens superficiais, com foto de banco de imagens; busque oferecer conteúdo relevante e educativo relacionado à sua especialidade. Usamos muito o formato mitos e verdades sobre um determinado assunto. Você pode experimentar fazer isso em formato de reels, por exemplo.


Varie os Tipos de Conteúdo


Como você está olhando e planejando seu calendário, fica mais fácil olhar o seu feed como um todo.  Além de textos, experimente utilizar vídeos, fazer transmissões ao vivo e explorar todos os recursos disponíveis na plataforma.


As redes sociais são lugares para relaxar, se divertir e se informar. Para manter seu conteúdo atrativo, varie os formatos das publicações.


Exemplo de Calendário de Conteúdo

Segunda-feira: Dica de saúde da semana.

Terça-feira: História de um paciente ou depoimento.

Quarta-feira: Artigo informativo sobre um tópico relevante.

Quinta-feira: Vídeo rápido respondendo a uma pergunta comum dos pacientes.

Sexta-feira: Notícia de saúde recente ou evento de conscientização.



exemplo de calendário de conteúdo
Exemplo de calendário de conteúdo que aplicamos para nossos clientes.

Principais datas comemorativas para médicos


Para complementar, você pode aproveitar esta lista com datas comemorativas para médicos. É super importante avaliar o que faz mais sentido de acordo com sua atuação profissional e inserir no seu calendário de conteúdo.


Janeiro

Janeiro Branco – Saúde mental e bem-estar;

Janeiro Roxo – Combate à Hanseníase;

01 - Confraternização Universal

04 – Dia do Hemofílico;

18 – Dia do Esteticista;

19 – Dia Mundial do Terapeuta Ocupacional;

20 – Dia do Farmacêutico;

30 – Dia do Odontopediatra;

30 – Dia Mundial de Combate à Hanseníase;

30 – Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase


Fevereiro

Fevereiro Laranja – Combate à Leucemia;

Fevereiro Roxo – Lúpus, Fibromialgia e Doença de Alzheimer;

04 – Dia Mundial do Câncer (OMS);

05 – Dia Nacional da Mamografia;

05 – Dia da Papiloscopia;

15 – Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil;

20 – Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.


Março

Março Lilás – Câncer do Colo do Útero;

Março Amarelo – Conscientização da Endometriose;

04 – Dia Mundial da Obesidade

08 – Dia Internacional da Mulher;

21 – Dia Internacional da Síndrome de Down;

24 – Dia Mundial de Combate à Tuberculose (OMS);

30 – Dia Mundial do Transtorno Bipolar.


Abril

Abril Azul – Conscientização do Autismo;

Abril Marrom – Prevenção e Combate aos casos de cegueira;

02 – Dia Mundial da Conscientização do Autismo;

04 – Dia Mundial do Câncer;

11 – Dia do Infectologista;

12 – Dia do Obstetra;

17 – Dia Internacional da Hemofilia;

24 – Dia Mundial de Combate à Meningite;

26 – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial;

30 – Dia Nacional da Mulher.


Maio

Maio Roxo – Doenças Inflamatórios Intestinais;

03 – Dia Mundial da Asma;

07 – Dia do Oftalmologista;

08 – Dia Mundial do Câncer de Ovário;

10 – Dia Mundial do Lúpus;

12 – Dia da Conscientização da Fibromialgia e Fadiga Crônica;

17 – Dia Mundial da Hipertensão Arterial;

19 – Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal;

25 – Dia Mundial da Esclerose Múltipla;

25 – Dia Internacional da Tireoide;

29 – Dia Mundial da Saúde Digestiva;

31 – Dia Mundial Sem Tabaco.


Junho

Junho Vermelho – Incentivo à Doação de Sangue;

03 – Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil;

14 – Dia Mundial do Doador de Sangue;

15 – Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa;

18 – Dia Mundial do Orgulho Autista;

21 – Dia Nacional de Controle da Asma;

26 – Dia Nacional do Diabetes;

26 – Dia Internacional de Combate às Drogas.


Julho

Julho Amarelo – Hepatites Virais e Câncer Ósseo;

01 – Dia da vacina BCG (prevenção da tuberculose);

08 – Dia Mundial da Alergia (OMS);

15 – Dia Nacional do Homem;

27 – Dia do Pediatra;

27 – Dia Mundial de Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço;

28 – Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.


Agosto

Agosto Dourado – Aleitamento Materno;

Agosto Laranja – Esclerose Múltipla;

05 – Dia Nacional da Saúde;

08 – Dia Nacional de Combate ao Colesterol;

14 – Dia do Cardiologista;

29 – Dia Nacional de Combate ao Fumo;

30 – Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.


Setembro

Setembro Verde – Doação de Órgãos e Prevenção do Câncer de Intestino;

Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio;

Setembro Laranja – Combate à Obesidade Infantil;

Setembro Vermelho Doenças Cardiovasculares;

10- Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio;

15 – Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas;

16 – Dia Nacional de Combate e Prevenção à Trombose;

23 – Dia de Combate ao Estresse;

26 – Dia Nacional do Surdo;

27 – Dia Nacional de Doação de Órgãos;

29 – Dia Mundial do Coração.


Outubro

Outubro Rosa – Câncer de Mama;

06 – Dia Mundial da Paralisia Cerebral;

11 – Dia Nacional de Prevenção da Obesidade;

13 – Dia Mundial da Visão;

17 – Dia Mundial da Hipertensão;

18 – Dia do Médico;

19 – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama;

29 – Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral);

30 – Dia do Ginecologista e Obstetra.


Novembro

Novembro Azul – Câncer de Próstata e Diabetes;

12 – Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita;

12 – Dia Mundial da Pneumonia;

14 – Dia Mundial do Diabetes;

15 – Dia Internacional do Homem;

17 – Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata;

23 – Dia Nacional de Enfrentamento ao Câncer Infantil;

25 – Dia Nacional do Doador de Sangue;

27 – Dia Nacional de Combate ao Câncer;

27 – Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama.


Dezembro

Dezembro Vermelho – Aids;

Dezembro Laranja – Câncer de pele;

01 – Dia Mundial de Luta Contra a Aids;

03 – Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência;

09 – Dia da Criança com Deficiência;

10 – Dia Internacional dos Direitos Humanos.


Montar um calendário de conteúdo para as redes sociais de médico pode ser uma forma poderosa de se conectar com sua audiência e construir sua presença online.


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